terça-feira, 20 de março de 2012

ACQUARIO CEARÁ - Obra Grandiosa e Necessária

Acquário Ceará: uma obra cheia de expectativa e sem sombra de dúvida uma das maiores e mais bonitas obras para a Copa de 2014, o Acquario Ceará vai ser um dos maiores do Mundo.
 
Em 2010, o Ceará recebeu cerca de 2,5 milhões de turistas, e a expectativa do Governo do Estado é que esse número aumente nos próximos anos. Para isso, grandes obras foram anunciadas.

Uma delas, o Centro de Eventos do Ceará, está praticamente pronta. Já outra, o Acquário Ceará, iniciou-se nesse mês e tem previsão de 2 anos para a conclusão da Obra que será o terceito maior Oceanário do Mundo.

Acquário Ce

 
O Acquário Ceará, apesar das opiniões divergentes, é uma obra bonita de se ver e, quando pronta, deve mesmo atrair mais turistas para o Estado. A expectativa da Secretaria de Turismo do CE é que a obra atraia cerca de 1,2 milhão de visitantes, um aumento de 48%. Entretanto, para isso, vai ser preciso gastar bastante dinheiro.

O projeto vai custar R$ 250 milhões aos cofres públicos. Parte desse valor, cerca de R$ 170 milhões, será oriundo de empréstimos em bancos internacionais e o restante de uma contrapartida do próprio Governo do Estado.

 
Todo esse valor se justifica na grandiosidade da obra. Serão 21,5 mil m², distribuídos em quatro pavimentos que prometem muita diversão. Serão 1 cinema 3D, dois cinemas 4D, 3 simuladores de submarino, área para mergulho, dois túneis de observação submersos que devem permitir o acesso dos visitantes ao interior dos tanques, várias espécies de animais marinhos e várias outras atrações que colocam o público em contato direto com a vida animal.

sábado, 10 de março de 2012

Obras de Mobilidade Urbana

Já iniciadas a alguns meses as obras em Fortaleza de Mobilidade Urbana também já seguem um curso promissor, inclusive com a promessa de entrega do METROFOR (Metrô de Fortaleza) agora para Junho de 2012.


Não só de Metrô vive uma cidade e por isso as obras nas vias,  já foram iniciadas também como por exemplo já foi entregue a Nova Avenida Bezerra de Menezes, dentro outras, a Dedé Brasl também tem um projeto arrojado de melhoras, além do VLT (Veículo Vele sobre Trilhos) de Fortaleza, a Avenida Maestro Lisboa que liga a cidade de Fortaleza ao Porto das Dunas onde fica o famoso Beach Park esté em processso acelerado.


Na minhas opinião, as obras mais importantes da herança da Copa são as que proporcionam conforto a população local, e sem dúvidas as obras de Mobilidade Urbana vão ser ótimas, e deixar a cidade e Região Metropolitana mais bonitas e fácil de se locomover.

sábado, 3 de março de 2012

Novo Centro de Convenções, Mais uma grande obra quase concluída

Mais uma obra gigantesca visando colocar Fortaleza de vez, no Rol dos grandes eventos e feiras do mundo, o Centro de convenções está praticamente pronto com entrega para Junho próximo, segue obras.




Governo do Ceará promete de Centro de Eventos para junho de 2012
Empreendimento poderá receber até 30 mil pessoas por dia.
Ministro do Turismo, Gastão Vieira, visitou as obras do Centro de Eventos.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Governo do estado do Ceará anunciou nova data para a entrega do Centro de Eventos: junho de 2012. A obra começou há dois anos e ocupa um espaço equivalente a 17 quarteirões. O ambiente é climatizado e vai receber feiras, congressos e exposições.

Estão previstas também salas para encontros de negócios, restaurantes, bares e bancos. De acordo com a Secretaria de Turismo, o estacionamento do Centro de Eventos terá vaga para 1.200 carros, metade delas em área coberta.

O governador Cid Gomes percorreu a obra na companhia do ministro do Turismo, Gastão Vieira. Parte do local poderia estar em uso há dois meses, mas segundo a Secretaria do Turismo, a abertura parcial foi cancelada.

A inauguração será em julho do ano que vem, mas a obra acaba antes, de acordo com o secretário do Turismo do Ceará, Bismark Maia. “A obra acaba antes do final do ano, de fato”, diz o secretário. Quando ficar pronto, o Centro de Eventos poderá receber até 30 mil pessoas em um único evento. Será 2.400 empregos permanentes. Conforme a Secretaria de Turismo, a obra poderá colocar o Ceará na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais.
saiba mais

“Esse é o turismo que queremos para o Brasil. Um turismo baseado em estrutura forte, pensando no futuro, com um investimento muito bem localizados”, avalia o ministro do Turismo. O Centro de Eventos custará R$ 400 mil e o Governo acredita que vai retorna com o turismo de negócios. “Queremos que o turista que venha para cá seja um turista que invista mais no setor de economia... artesanato, restaurantes e lojas”, afirmou o governador do Ceará, Cid Gomes.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FORTALEZA, MAIOR ESTRUTURA DE MEGA RESORTS DO PAÍS

Não só a capital de Fortaleza mostra Estrutura Hoteleire e boa Infra Estrutura geral, mas a Região Metropolitana está pronta para o Eixo Internacional de Turismo.

NOVOS PROJETOS NA REGIÃO METROPOLITANA. A RM de Fortaleza conta com grandes complexos turísticos em construção.

Entre eles, está o Aquiraz Riviera, o maior complexo turístico do País, com oito hotéis/resorts e campos de golfe. Consumindo investimentos de US$ 350 milhões. Mais informações: www.aquiraz-riviera.com
 
 
 
 
 

O Grupo Vila Galé está construindo, na Praia do Cumbuco, o Cumbuco Golf Resort. No complexo serão construídos serão construídos cinco resorts, totalizando 1,5 mil unidades hoteleiras. Investimentos de R$ 470 milhões. Mais informações: www.vilagale.pt


 
Na praia de Águas Belas, as cearenses Ferrari Engenharia, Beach Land Development e Nasser Hissa Arquitetos junto com a portuguesa Mikatys Empreendimentos Imobiliários, pretendem construir o Águas Belas Golf Resort & Spa. Composta por 1.200 unidades imobiliária e dois hotéis, a primeira fase deve ser concluída em 2011. O investimento será de R$ 600 milhões. Mais informações www.bldbrasil.com


 
 Além desses, a Região Metropolitana de Fortaleza possui outros grandes complexos turísticos em implantação. Dentre eles: Cumbuco Beach Resort, Golfville Resort, Cyrela/Marquise, etc. Só a praia de Porto das Dunas, que é ligada a Fortaleza por uma rodovia com três faixas por sentido, está recebendo cerca de 15 resorts, parte deles no conceito de apart-hotel.

TRANSATLÂNTICOS. Fortaleza, como uma capital litorânea, prevê a "instalação" de hotéis flutuantes com a chegada de transatlânticos aos portos do Mucuripe e Pecém.

Beach Park, O MAIOR PARQUE AQUÁTICO
da América Latina(praia de Porto das Dunas) e seus inúmeros resorts.


Aquaville Resort, tb no Porto das Dunas


Turismo - Um destino internacional

Rota internacional para milhares de turistas, Fortaleza sabe como tratar bem seus visitantes. A construção de dois grandes resorts deve ampliar a capacidade da rede hoteleira
Sediar uma Copa do Mundo pode alavancar de vez Fortaleza como um pólo turístico internacional. Além de ser uma ótima oportunidade para melhorar a formação dos profissionais da área, a rede hoteleira deverá ser ampliada com a chegada de dois resorts, um em Aquiraz e outro em Cumbuco.

Para o professor Luís Régis Azevedo, coordenador do curso de Turismo e Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (ex-Cefet), o evento vai ser um divisor de águas.

“A infra-estrutura vai melhorar com a Copa, tanto para o turismo quanto para a população. Muitas obras serão realizadas, tornando o Castelão e os equipamentos ali instalados em uma nova área turística da cidade”, afirma o professor.

Não basta, contudo, investir somente nos pontos turísticos. Luís Régis destaca que todo os setores ligados às áreas turísticas devem ser trabalhadas, sob o risco de se criar um gargalo urbano. Como um ponto positivo em relação às demais capitais, o professor ressalta a experiência das pessoas que estão à frente do turismo no Estado.

“Temos um pessoal competente, que entende do assunto, conhece os entraves e quer fazer a coisa acontecer. Em outras capitais, as ações desse tipo ainda são amadoras. Além disso, temos várias faculdades de turismo em Fortaleza e muitos profissionais estão sendo formados. Demos um salto extraordinário no turismo, se compararmos com 15 anos atrás”, disse.

Para Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), a hotelaria de Fortaleza tem capacidade de atender um evento desse nível, assim como ocorreu com a reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2003. Na ocasião, a cidade recebeu, durante três dias, políticos e empresários de vários países.

Nos próximos cinco anos, acrescenta, haverá tempo para os profissionais do setor superarem um entrave no que se refere a um evento como a Copa do Mundo: a falta de domínio em outros idiomas.

Rede hoteleira
Esse período também deverá ser suficiente para que os hotéis melhorem suas instalações físicas. Atualmente, a rede possui cerca de 25 mil leitos em oferta. A ampliação, contudo, estará relacionada às seleções que virão para a Capital.

“Temos de lembrar que depois que a Copa termina ficam os leitos. Temos um bom número atualmente. De uma maneira geral, a hotelaria está bem. Possuímos uma rede moderna, mas outras reformas virão. Não será por conta da hotelaria que teremos algum contratempo”, garante.

Segundo Régis Medeiros, com a confirmação de Fortaleza como sede, os hotéis deverão contar com linhas de financiamento mais facilitadas e convidativas. A empresa que gerencia a rede hoteleira para a Fifa já assinou um acordo com a ABIH. A intenção é garantir um percentual mínimo de apartamentos para a entidade, a fim de regulamentar a oferta de leitos e a manutenção dos preços a serem cobrados. (Ricardo Moura)
Fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/esportes/854093.html

Portugueses investem no litoral

Portugal redescobriu o Brasil, mais precisamente, Fortaleza. Duas grandes rede hoteleiras lusas estão investem pesado na Região Metropolitana: a Dom Pedro, em Aquiraz, e o Vila Galé, em Cumbuco. A expectativa é que os dois empreendimentos desafoguem a rede hoteleira da Capital, oferecendo um serviço até então inédito.

O diretor de obras do Grupo Vila Galé, Cecílio Balela, revela que o investimento feito na praia do Cumbuco chega a R$ 100 milhões. As instalações da primeira etapa devem ficar prontas no fim do ano. O resort, adverte, só deve começar a operar no fim do segundo semestre de 2010, caso o Governo do Estado cumpra com sua contrapartida, ou seja, executando obras de infra-estrutura na área de transporte, fornecimento de água, tratamento de esgoto e energia elétrica. Entre 250 e 300 empregos diretos devem ser criados.

As medidas, explica Cecílio, beneficiarão regiões vizinhas, como Cauípe, Lagoa do Banana e o Porto do Pecém. O resort/spa possui 480 hectares, com campos de futebol, golfe, chalés e dois futuros hotéis, que deverão ser comandados por outras redes internacionais. A piscina, com dois mil m², e uma área gramada de 3 mil m² são trunfos para atrair as seleções que irão disputar os jogos. Além do isolamento e da tranqüilidade.

Perguntando sobre o motivo da escolha por Fortaleza, Cecílio Balela tem a resposta na ponta da língua: “Estamos aqui desde 2001. Se não acreditássemos na potencialidade da cidade, teríamos ido embora. Temos um hotel na Praia do Futuro e agora esse grande empreendimento. Fortaleza possui um importante diferencial, que é a boa disposição e o sorriso das pessoas. O fortalezense sempre tem um sorriso nos lábios”. (RM)
Fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/esportes/854094.html

domingo, 19 de fevereiro de 2012

ANTES, TEMOS A COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Antes da Copa do MUNDO temos um aperitivo e tanto, portanto vamos ver as cidades Sede e as últimas do site da FIFA.com, segue matéria:



E as sedes para a Copa das Confederações da FIFA 2013 foram anunciadas. O anfitrião Brasil, a atual campeã mundial Espanha e mais seis vencedores de cada Confederação participarão deste “Festival de Campeões”, que será realizado entre 15 e 30 de junho de 2013. Por enquanto, apenas quatro cidades e quatro partidas foram confirmadas, sendo que a tabela completa será divulgada em junho de 2012.
Cinco equipes já estão classificadas para o torneio de 2013: o Japão, campeão asiático; o México, campeão da Copa Ouro da CONCACAF; o Uruguai, que venceu a Copa America, e mais o Brasil, anfitrião, e a Espanha, atual campeã do mundo.
Partidas confirmadas:
Abertura: Brasília
Semifinais: Belo Horizonte e Fortaleza
Final: Rio de Janeiro
Cidades-sede aprovadas:
Brasília
Belo Horizonte
Fortaleza
Rio de Janeiro

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

FIFA só elogios para Fortaleza e Salvador

Direto do site da FIFA notícia sobre as impressões sobre Fortaleza e Salvador, que estão bem no conceito da entidade, devido a competência e rapidez com que estão trabalhando nas obras, segue matéria na íntegra:
 


(FIFA.com) Terça-feira 17 de janeiro de 2012
Elogios para Fortaleza e Salvador


O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, e o ídolo brasileiro Ronaldo, na qualidade de membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, ficaram impressionados nas duas primeiras escalas da turnê que percorrerá as 12 cidades-sede do torneio. A turnê teve início hoje em Fortaleza e Salvador.

"A experiência que tivemos hoje foi simplesmente sensacional", comentou Valcke. "Preciso admitir que tanto o Ronaldo quanto eu ficamos impressionados com o compromisso, o detalhismo e o excelente planejamento integrado para a Copa do Mundo da FIFA 2014 em Fortaleza e Salvador. As atividades não se limitam aos preparativos para o Mundial, e todos os planos estão sendo executados de modo a assegurar um legado social, infraestrutural e ambiental para além de 2014. Devo parabenizar ambas as cidades por suas iniciativas", completou o secretário geral da FIFA, que elogiou a calorosa acolhida e o forte apoio de políticos e moradores locais na sua primeira visita a Fortaleza e Salvador.

"Devo dizer que foi ótimo, pelo menos uma vez, não falar sobre a famosa lei", comentou Valcke, referindo-se à Lei Geral da Copa. "É bom ver o que as pessoas estão organizando no Brasil e o trabalho que está sendo feito nas cidades e nos estados, além da paixão e da expectativa das pessoas nas cidades. Isso me deixa muito feliz e confiante de que teremos uma grande Copa do Mundo da FIFA em 2014." O dirigente também aproveitou a ocasião para prometer que todos os operários que trabalham na construção dos 12 estádios do país receberão ingressos para uma partida no local que ajudaram a erguer. "Eles estão trabalhando de sol a sol para garantir que os estádios sejam concluídos em tempo, fazem parte do sucesso da organização e deveriam ser recompensados", afirmou o francês. "Em nome da FIFA, prometo que cuidaremos disso em parceria com o COL."

Ronaldo fez eco aos comentários de Valcke. "Foi ótimo ver a empolgação dos trabalhadores, é algo que me emociona", disse o ex-jogador. "Quero desafiar os trabalhadores dos estádios que se encontram atualmente em construção a enfrentarem um time que eu vou escolher. Quero compartilhar este momento incrível com eles. Eles estão colocando muita dedicação e esforço no projeto."

"Hoje mostramos que os brasileiros podem ficar orgulhosos do que vão realizar", prosseguiu Ronaldo. "Quero agradecer a todos nas duas cidades e estados pela grande hospitalidade, mas ainda mais pela preparação profissional para a nossa visita. As pessoas desses lugares podem sentir orgulho. E esta é a minha missão pela Copa do Mundo da FIFA: garantir que, independentemente de o Brasil ganhar ou não dentro de campo — algo para que eu torço, naturalmente —, impressionaremos os estrangeiros pela nossa competência organizacional e pela maneira como saudaremos quem visitar o Brasil. Fortaleza e Salvador deram um grande exemplo nesta viagem."
É bom ver o que as pessoas estão organizando no Brasil e o trabalho que está sendo feito nas cidades e nos estados, além da paixão e da expectativa das pessoas nas cidades.
Jérôme Valcke, secretário geral da FIFA

A turnê começou na manhã desta terça-feira em Fortaleza, onde a delegação da FIFA e do COL visitou as obras do Centro de Convenções e do Estádio Castelão na companhia do vice-governador do Ceará, Domingos Filho, do secretário estadual para a Copa do Mundo da FIFA, Ferruccio Feitosa, e da prefeita Luizianne Lins. Fora do estádio, a comitiva lançou oficialmente a contagem regressiva para a inauguração do local, prevista para o dia 30 de dezembro de 2012. No ano que vem, a capital cearense também sediará uma das semifinais da Copa das Confederações da FIFA.

"Fortaleza realizou um trabalho incrível até agora e está no bom caminho", apontou Valcke. "A cidade também é boa candidata para receber o sorteio final. Ela tem capacidade para isso do ponto de vista do local, da acomodação e da infraestrutura. O interesse em sediar este importante evento, que tem a audiência de tevê de uma partida de Copa do Mundo, é enorme. A competição naturalmente será grande e a decisão será tomada este ano pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA com base na recomendação do COL após uma ampla avaliação que está em andamento."

Na coletiva de imprensa, o secretário geral da FIFA também frisou ser importante que os vários eventos oficiais relacionados ao Brasil 2014 sejam distribuídos igualmente entre todas as cidades-sede. Neste contexto, Valcke acredita que o Rio de Janeiro não pode ser cogitado como sede do sorteio final pelo fato de ter sido o palco do sorteio preliminar em julho do ano passado.

À tarde, a turnê teve sequência em Salvador. A delegação da FIFA e do COL foi recebida na capital baiana pelo governador Jaques Wagner e pelo vice-prefeito Edvaldo Brito, além do ministro do Esporte Aldo Rebelo. Ao lado de Recife, Salvador aguarda até junho pela confirmação como sede da Copa das Confederações da FIFA 2013. "É um enorme desafio finalizar este estádio até dezembro de 2012, mas tendo encontrado a equipe hoje estou confiante que, se o trabalho continuar com o mesmo entusiasmo, as coisas serão feitas em tempo, inclusive em termos de acomodação e transporte, também para a Copa das Confederações da FIFA", explicou o secretário geral da FIFA. "O estádio de Salvador será magnífico, com o seu belíssimo entorno."

"O governo não tem dúvidas quanto à capacidade de Salvador em organizar grandes eventos, e um bom exemplo disso é o Carnaval", apontou o ministro do Esporte. "A Lei Geral da Copa é um compromisso que o país assumiu quando se candidatou a sediar o evento. É importante notar que o Brasil pediu para organizar o torneio e, naquela época, concordamos com todas as exigências. O nosso objetivo era aprovar a lei até o final do ano passado, então em termos de lei não estamos tão adiantados quanto em termos de estádio. Precisamos seguir em frente e agilizar, mas estou confiante de que até março possamos finalizar isso."

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Copa em Fortaleza Promete


Não é só o Castelão que ganhará com a vinda da Copa do Mundo de 2014 para a capital cearense. A confirmação da realização do evento na cidade, de acordo com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, garante a concretização de projetos que beneficiarão a cidade e deixarão um legado para o futuro.

Uns projetos serão acelerados em virtude do evento e outros terão o impulso necessário para a implementação. No total, o pacote de investimentos ligados direta ou indiretamente à Copa do Mundo, adiantam o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins, gira em torno de R$ 9 bilhões.

O Metrô de Fortaleza (Metrofor), após 10 anos de obras, será um dos projetos que mais ganham com a Copa do Mundo. Com a exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de maior mobilidade urbana, o metrô receberá uma terceira linha além das duas primeiras em construção - entre o Mucuripe e a Parangaba, com um ramal passando pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins e o estádio Castelão.

O plano de investimentos para a Copa do Mundo, que deve ser apresentado oficialmente pelo governador e a prefeita nas próximas semanas, destaca também a integração do metrô ao sistema de ônibus. Graças ao Programa de Transporte Público Urbano (Transfor), da Prefeitura, os veículos coletivos serão priorizados em vias com faixas exclusivas. Diversas avenidas da cidade serão alargadas, especialmente aquelas que dão acesso à região do Castelão.

Em virtude do aumento no fluxo de turistas durante o mês de Copa do Mundo, o aeroporto terá duplicada a sua área de passageiros e um projeto prevê a construção de terminal de passageiros no Porto do Mucuripe, para recepção de navios transatlânticos. A criação do espaço para hotéis flutuantes ajudará a reforçar a rede hoteleira, que precisa ser duplicada em cinco anos.

Até lá, Fortaleza deve contar ainda com dois equipamentos que fortalecerão o turismo na cidade: o Centro de Convenções, na avenida Washington Soares, e o Acquario Ceará, na Praia de Iracema. Tudo isso, juntamente com o projeto de despoluição da orla marítima e dos rios Cocó e Maranguapinho, ajudará a fortalecer a imagem de Fortaleza e do Ceará no cenário nacional e internacional.